Pular para o conteúdo principal

Por Que 'Honrar a Meu Pai e a Minha Mãe'?

"HONRA a teu pai e a tua mãe." Para muitos jovens, estas palavras parecem algo provindo da Era do Obscurantismo.

A Jovem Vera declarou-se em rebelião aberta contra seu pai por sair com um rapaz que consumia drogas e bebidas alcoólicas em excesso. Desafiadoramente, ela também ia dançãr até quase amanhecer. "Eu achava que ele era severo demais", explica Vera. "Eu tinha 18 anos, e pensava que sabia tudo. Eu achava que meu pai era durão e simplesmente não queria que eu me divertisse, de modo que eu saía e fazia o que queria."

A maioria dos jovens provavelmente desaprovaria o modo de agir de Vera. Todavia, se os pais deles lhe mandassem aruumar seu quarto, fazer seus deveres escolares de casa ou chegar a casa a hora certa, muitos arderiam de ressentimento ou, pior ainda, desafiariam abertamente os pais! Contudo, o modo como o jovem encara os pais pode, em última análise, significar não só a diferença entre a guerra e a paz doméstica, mas também a própria vida. Pois o mandamento de 'honrar os pais' provém de Deus, e ele adiciona para o seguinte incentivo para se acatar este mandamento: "Para que te vá bem e perdures por longo tempo na terra." (Efésios 6:2,3) Há muita coisa em jogo. Por conseguinte, examinemos, sob novo enfoque, o que significa realmente honrar o pai e a mãe.

O Que Significa 'Honrá-los'
'Honrar' envolve o reconhecimento da autoridade devidamente constituída. Por exemplo, ordena-se aos cristãos: "Dai honra ao rei."(1 Pedro 2:17) Embora você nem sempre concorde com um governante nacional, ainda assim pe preciso respeitar a posição ou o cargo dele. Similarmente, Deus investiu os pais de certa autoridade na família. Isto significa que você tem de reconhecer o direito deles, dado por Deus, de estabelecer regras para você. É verdade que outros pais talvez sejam mais tolerantes que os seus. Todavia, seus pais têm a tarefa de decidir o que é melhor para você - e diferetes famílias talvez possuam diferentes padrões.

É também verdade que mesmo os melhores pais podem ocasionalmente serem arbitrários - até injustos. Mas, em Provérbios 7:1,2, disse um pai sábio: "Filho meu [ou filha minha], ... guarda os meus mandamentos e continua vivendo." Semelhantemente, as regras, ou "mandamentos", que seus pais estabelecem geralmente visam o seu bem, e são uma expressão do genuíno amor e interesse deles por você.

A mãe de João, por exemplo, tinha repetidas vezes dito a ele que usasse sempre a passarela sobre uma rodovia de seis pistas, próxima de sua casa. Certo dia, duas mocinhas da escola o desafiaram a cortar caminho pela própria rodovia. Desconsiderando as zombarias delas, que o chamavam de "maricas", João usou a passarela. No meio do caminho, João ouviu o "canto" de pneus. Olhando para baixo, viu horrorizado as duas jovens serem atingidas por um carro, sendo lançadas no ar! Reconhecemos que a sua obediência a seus pais raramente é uma questão de vida e morte. Todavia, a obediência geralmente lhe traz benefícios.

'Honrar os pais' também significa aceitar correção, e não ficar mau-humorado ou resmungando quando ela é ministrada. Apenas o tolo "desrespeita a disciplina de seu pai", diz Provérbios 15:5.

Por fim, dar honra significa mais do que simples respeito formal, ou uma obediência de má vontade. O verbo grego original traduzido 'honrar', na Bíblia, significa basicamente considerar alguém como de grande valor. É preciso, assim, encarar os pais como preciosos, altamente estimados, e queridos. Isto envolve ter sentimentos calorosos e apreciativos para com eles. No entanto, alguns jovens demonstram tudo, menos sentimentos calorosos para com os seus pais.

Pais Problemáticos - Serão Dignos de Honra?
Uma jovem chamada Gina escreveu: "Meu pai bebia muito, e eu não conseguia dormir, porque meus pais discutiam e gritavam muito. Eu ficava deitada na cama e simplesmente chorava. Eu não podia dizer a eles como me sentia, porqua mamãe talvez batesse em mim. A Bíblia diz 'honra a teu pai', mas não consigo fazer isso."

Pais que são geniosos ou imorais, que são bêbados, ou que vivem brigando um com o outro - são realmente dignos de honra? Sim, pois a bíblia condena que se 'caçoe' de qualquer genitor. (Provérbios 30:17) Lembra-nos ainda Provérbios 23:22 de que seus pais 'causaram o seeu nascimento'. Apenas isto já seria motivo de honrá-los. Gregório, que outrora era bastante desrespeitoso, agora diz: "Dou graças a Jeová Deus de que [minha mãe] não me abortou, nem me largou numa lata de lixo quando eu era um bebê. Ela é uma genitora sem cônjuge, e nós éramos seis. Sei que foi difícil para ela."

Embora seus pais estejam longe de ser perfeitos, eles também fizeram muitos sacrifícios em seu favor. "Numa ocasião, tudo o que tínhamos era uma lara de milho em conserva e um pouco de canjica", continua Gregório. "Mamãe preparou isso para nós, seus filhos, mas ela não comeu nada. Fui para a cama satisfeito, mas eu me perguntava por que a mamãe não tinha comido. Agora que tenho minha própria família, reconheço que ela se sacrificava por nós." (Uma pesquisa fixa em US$ 66.400 o custo da criação dum filho até a idade de 18 anos, nos EUA.)

Compreenda, ademais, que só porque o exemplo dum genitor não é dos melhores, isto não significa que tudo que ele ou ela lhe diga esteja errado. Nos dias de Jesus, os líderes religiosos eram corruptos. Todavia, Jesus disse às pessoas: "Todas as coisas que eles vos dizem, fazei e observai, mas não façais segundo as ações deles." (Mateus 23:1-3, 25, 26) Não poderia este princípio ser aplicado a alguns pais?

Lidar com Sentimentos de Ressentimento

Que fazer se você achar que seu pai ou sua mãe está cometendo graves abusos de sua auteridade? (Não nos referimos aqui a caso de abusos físicos ou sexuais, em que um jovem talvez precise obter assistência externa dum profissional.) Mantenha-se calmo. e nada adianta rebelar-se, nem comportar-se de modo odioso e vingativo. (Eclesiastes 8:3 ,4; compare com Eclesiastes 10:4.) Uma jovem de 17 anos se ressentia de seus pais porque estes se preocupavam com suas próprias desavenças e pareciam indiferentes para com ela. O ressentimento contra eles voltou-se então contra os princípios bíblicos que seus pais tinham tentado ensinar-lhe. Por simplre vingança, ela se lançou naimoralidade sexual e na toxicomania. "Achava que meus pais mereciam uma retribuição", foi sua amargurada explicação. Mas, por ser vingativa, ela apenas magoou a si mesma.

A Bíblia avisa: "Cuida de que o furor não te engorde a [ações] por despeito... Guarda-te de não te virares para o que é prejudicial." (Jó 36:18-21) Compreenda que os pais são responsáveis perante Jeová por sua própria conduta, e terão de responder por quaisquer graves injustiças. - Colossenses 3:25.

Provérbios 19:11 diz: "A perspicácia do homem certamente torna mais vagarosa a sua ira, e é beleka da sua parte passar por alto a transgressão." Às vezes, é melhor tentar perdoar e esquecer o que um genitor fez de errado. Em vez de remoer as falhas dele, focalize suas boas qualidades. A mãe de Doralice, para exemplificar, era insensível, e seu padrasto era alcoólico. Observe como o discernimento a fundo das causas das falhas deles reduziu a sua amargura. Diz ela: "Talvez mamãe nuna nos mostrasse amor porque, como criança vítima de abusos, nunca lhe ensinaram como mostrar amor. eu padrasto mostrava algum interesse no que fazíamos, quando estava sóbrio, mas isso não acontecia muitas vezes. Todavia, eu e a minha irmã sempre tivemos um teto para morar e comida no refrigerador."

Felizmente, pais transviados ou negligentes são uma minoria. É mais do que provável que seus pais se interessem por você e tentem dar um bom exemplo. Ainda assim, talvez sinta, às vezes, algum ressentimento contra eles. "Às vezes, quando eu discutia um problema com mamãe, e ela não conseguia entender meu ponto", admite um rapaz chamado Rogério, "eu ficava enraivecido, e dizia algo por despeito, apenas para feri-la, Era o meu jeito de me vingar. Mas, quando me afastava, eu me sentia muito mal, e sabia que ela também não se sentia bem com isso".

Palavras impensadas talvez 'apunhalem' e 'causem dor', mas elas não resolverão seus problemas. "A língua dos sábios é uma cura." (Provérbios 12:18; 15:1) "Embora fosse difícil, eu voltava e pedia desculpas", explica Rogério. "Eu podia então considerar o problema com mais calma, e conseguíamos resolvê-lo."

'O Que Papai Me Disse Estava Certo'
É interessante que alguns jovens desgastam a si mesmos e aos seus pais por resistirem às instruções parentais, vindo porém a descobrir mais tarde que seus pais sempre estiveram certos. Considere, por exemplo, Vera (mencionada no início). Ela foi um dia passear de carro com o namorado. Ele estava em 'alto' com maconha e cerveja. O carro ficou desgovernado e chocou-se contra um poste de luz a quade 100 quilômetros por hora. Vera sobreviveu - com profunfo talho na testa. O namorado dela fugiu do local, jamais aparecendo sequer no hospital para lhe oferecer ajuda.

"Quando meus pais chegaram ao hospital", confessou Vera, "eu lhes falei que tudo o que papai me isse estava certo, e que eu devia tê-lo ouvido há muito tempo. [...] Eu tinha cometido um grande erro, e este quase custou a vida." Depois disso, Vera fez grandes mudanças em sua atitude para com os pais.

Talvez algumas mudanças também fossem apropriadas de sua parte. 'Honrar os pais' pode, deveras, parecer uma ideia antiquada. Contudo, não só é a coisa sábia a fazer, mas também é, aos olhos Deus, a coisa certa. Como agir, porém, se você deseja mostrar respeito aos pais, mas se sente incompreendido ou, talvz, tolhido por restrições? Examinemos como poderá mlhorar sua condição em tais situações.

Perguntas Para Consideração

1- O que significa uma pessoa honrar a seus pais?
2- Por que os pais estabelecem tantas regras? Podem tais regras trazer benefícios a você?
3-Tem de honrar a seus pais se a conduta deles é repreensível? Por quê?
4- Quais são alguns modos produtivos de lidar com o ressentimento que poderia ocasionalmente sentir contra seus pais? Quais são alguns modos tolos?

Texto extraído de "Os Jovens Pergntam... Respostas Práticas"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…