Pular para o conteúdo principal

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."
1 Reis 18:32,35

E mais analogia, mais comparação...
Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar.
Muito normal... E o que seria esse tal de rego?

Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas".
É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jogando as sementes para tudo quanto é lado, antes ele ara a terra, e esse "caminho" deixado é o rego. Embora nesse caso esse rego seja para plantio.

Mas voltando para Elias e o altar, segundo a NTLH, esse rego era uma valeta com capacidade de 12 litros de água. Depois que Elias manda jogarem água em cima do altar (e isso nós também veremos depois), podemos perceber que esse rego estava cheio de água.
Pois bem, depois de toda essa introdução, vamos ao ponto.

Um dos símbolos do Espírito Santo na Bíblia é a água (vocês devem saber). Como por exemplo:
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse Ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado."
João 7:38,39

Já sabendo que a água representa o Espírito, já podemos dizer que o rego representa uma reserva. Se o altar do Senhor tinha um rego, nós temos que ter uma reserva. O Senhor está totalmente disposto a derramar o seu Espírito Santo sobre todos nós, mas vai depender da gente, se nós estivemos buscando, se nós estivermos cavando para que, a medida em que nós cavemos, o Espírito Santo possa nos encher! (Me digam que estão entendendo por favor)

Temos que compreender que o Espírito Santo é uma realidade, e Ele está disponível para nós, se nós quisermos recebê-lo! Precisamos mais do que tudo do Espírito Santo guiando as nossas vidas, fazemos o possível para não entristecê-lo, e não permitir que seu fogo se apague em nós!
Os versículos podem falar melhor do que eu:
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."
Romanos 8:14
"Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne... Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito."
Gálatas 5:16,25
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção."
Efésios 4:30
 "Não extingais o Espírito."
1 Tessalonicenses 5:19

 E para terminar (logo), temos também a parábola das dez virgens:
"Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir."
Mateus 25:1-13

Só o contexto também já nos diz que o azeite também é um símbolo do Espírito Santo. Certo?
Então, sejamos como as cinco virgens prudentes! Jesus está voltando, e não podemos (como estamos dizendo direto...) nos prender às coisas terrenas, temos que pensar nas coisas que são de cima! Tudo o que temos vai passar, mas toda a nossa eternidade depende de como temos nos comportado em relação ao Espírito! Digo mais uma vez, precisamos, dependemos totalmente do Espírito Santo, então vamos orar mais, buscar mais, ler mais as nossas Bíblias, andar mais em santidade,
 "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
1 Coríntios 6:19 

O Espírito Santo é real. E ele quer encher a sua vida!
E para isso também precisamos coloc... 
Isso fica para a próxima. :) (Muahahaha)

Enfim, um final de semana cheio de Deus para vocês, e orem muito, muito, muito por mim! Só a misericórdia de Jesus-
Fiquem na paz :D

Comentários

  1. Muito boa a sua interpretação, gostei muito.
    Gostaria muito de saber no seu singular o significado de " duas medidas de sementes "
    Que Elias diz no texto, não consigo encontrar.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz! Perdão pela demora, faz um ano que "desativamos" o blog... Mas de vez em quando eu venho fazer uma visita ;)
      Acredito que essa expressão se refira à largura que a valeta tinha, que era do mesmo espaço que se cavaria para plantar uma semente... É só imaginar uma plantação com a terra sendo arada; geralmente cabal várias valetas pra plantar as sementes, certo? Acho que é isso!

      Excluir

Postar um comentário

Se você gostou desse post, tem alguma coisa a acrescentar ou quer tirar alguma dúvida, não tenha vergonha de falar com a gente! Vamos ler o seu comentário com todo o carinho do mundo. *-*
Porém...
Se você for divulgar o seu blog, a página de Parcerias ali em cima existe especialmente para isso. ;)
E se for para escrever algo que não convenha a nós, cristãos (inclui ofensas, palavrões e coisas vulgares), tenha total certeza de que o seu comentário será excluído. ;)

Postagens mais visitadas deste blog

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…