Pular para o conteúdo principal

Elias Escassos - Introdução

Boa tarde gente! Paz do Senhor ^^
Como eu já disse lá no Facebook, hoje estaremos começando um estudo sobre a passagem de Elias e os Profetas de Baal, que será dividido em sete posts. E como eu não apareço por aqui desde o ano passado, feliz 2014! (Atrasada? Nem um pouco...)
Obrigada a todos vocês de fora do Brasil que estão nos visitando! Estou muito satisfeita com a visita de vocês ^^
Ah, não deixem de orar por mim, por favor! Não sabemos o que nos espera esse ano, não é?

Eu pediria com muita clemência para vocês abrirem suas preciosas bíblias para lerem o trecho onde o estudo vai ser baseado, mas pelo o que eu soube, temos um bom número de visitas de países onde nossos irmãos estão sendo perseguidos (obrigada por arriscarem suas vidas lendo o Adolescente Cristã!), então alguns deles podem não ter uma Bíblia, certo? Então, valorizem as Bíblias de vocês!

Eis o pergaminho:
"Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo este será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra. E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe metais fogo. E tomaram o bezerro que lhes dera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que se tinha feito. E sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura, dorme e despertará. E eles clamavam a grandes vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si. E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo chegou a ele; e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez, de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água. Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!"
1 Reis 18:22-39

Só isso já é um post, bjo gente!

Ah, não dá para acabar desse jeito... Vocês me conhecem. ;)
Estamos diante de uma das histórias mais conhecidas na Bíblia, usada em muitas pregações e textos, e agora é a nossa vez de falar sobre isso!
Mas antes de chegar diretamente ao ponto que queremos chegar, antes das #cajadadas e dos #bálsamos, temos que tratar de um assunto meio óbvio: Quem era Elias?

Elias, o tisbita, na minha humilde opinião, foi um dos profetas mais ousados registrados na Bíblia. Ele falava, e Deus dizia: É isso mesmo! Ele tinha uma autoridade outorgada por Deus tão grande, que era capaz de defendê-lo na presença de reis e falsos profetas. No tempo de maior apostasia vista em Israel, o Senhor o levantou para mostrar a todos que Ele ainda era e continuará sendo para sempre Deus. Através de Elias, milagres e maravilhas foram feitos, como a grande seca em Israel e a multiplicação do azeite e da farinha da viúva de Sarepta. Resumindo:
"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto."
Tiago 5:17,18

E é aí que queremos chegar hoje!
Se Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, isso quer dizer que podemos muito bem ser como ele! Mas isso parece ser uma realidade tão distante para algumas pessoas... 
Sei muito bem que somos adolescentes, mas da mesma forma que Elias tinha intimidade com Deus e tinha autoridade dada por Deus, o Senhor também quer que tenhamos intimidade com Ele e tenhamos autoridade que Ele pode e quer nos dar.

O problema é que nós, cristãos, estamos ficando muito terrenos... Presos as coisas desta vida, sabe?
Acabamos nos esquecendo de que, no momento em que entregamos as nossas vidas a Deus, nos tornamos propriedade dEle, e escolhemos fazer tudo para a glória dEle! E então começamos a planejar as nossas vidas do nosso jeito... Temos sonhos e planos que, sem percebermos, não envolvem o Senhor neles! Acabamos orando pedindo ao Senhor que nos dê um bom futuro, que nos dê um celular novo, que nos ajude a passar de ano, que faça ele/ela finalmente perceber que... essa parte vocês entenderam.
Nada contra, mas não estamos mais pedindo a Deus que Ele nos batize com o Espírito Santo, que Ele nos ajude a ganhar almas para o Seu Reino, que o nome dEle seja glorificado em nossas vidas, que Ele faça sinais e maravilhas através de nós e da nossa oração!

São mais meninos sonhando em ser jogador de futebol, e menos desejando ser obreiros...
São mais meninas sonhando em ser famosas e conhecidas, e menos desejando ser mulheres de oração...

Afinal, o que aconteceu conosco?
Em meio a um mundo tão corrompido e afundado na lama do pecado, e também em meio a igreja que, lamentavelmente, está esfriando, Deus conta conosco para fazer a diferença, para revelar o seu amor e poder a todos! O Senhor está procurando em meio a nós, adolescentes, pessoas dispostas a pregar a palavra de Deus sem mistura, a orar e interceder pelos cristãos perseguidos e pela nossa nação, a orar e Jesus batizar com o Espírito Santo, a impor as mãos e Jesus curar e expulsar demônios (acreditem ou não, Ele ainda é o mesmo e continua fazendo isso!), mas será que realmente estamos dispostos a gastar nossas vidas em amor a Deus, à sua obra e ao seu Evangelho?

Será que realmente podemos ser como Elias, mesmo depois de milênios terem se passado?
O que estamos precisando fazer?

Sobre isso, nós falamos no decorrer do estudo... (Ficou com aquele clima tenso...) :P
Mas é isso o que temos para hoje. :)

Não deixem de orar por nós! Nós estamos orando por vocês!
E não deixem de voltar amanhã para ver a segunda cajadada parte...
Fiquem na paz! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…