Pular para o conteúdo principal

Elias Escassos - Reparando o Altar

Bom dia!!!! Paz do Senhor, tudo bom? :)
Não vamos dizer que vamos ter um "Ano novo, Blog novo", mas estou tentando mudar o template do blog (de novo), então eu peço um pouquinho de paciência caso eu não escreva todos os dias e sempre na hora, certo? :D

Certo, caso você tenha chegado aqui agora e não tenha lido a introdução do nosso estudo, clique aqui para não perder nada ^^
"Vai orando, vai orando, ao soprar do furacão..."
"...e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor..."
1 Reis 18:30-32

Nesse estudo nós vamos usar muitas analogias, comparações, tudo baseado nesse episódio: Elias e os profetas de Baal. Se bem que eram 450 profetas de Baal, e mais 400 profetas de Asera. E um só profeta do Senhor!

Então está lá Elias e mais 850 profetas profanos, e quando chega na hora do profeta de Deus preparar o sacrifício para pedir que o fogo caísse dos céus, ele começa a reparar o altar.
Só para frisar o que queremos dizer, o altar existia, mas estava quebrado.

Elias poderia ter economizado um tempão usando o mesmo altar que aqueles outros profetas construíram, mas ele preferiu reparar o altar que era do Senhor. Interessante isso, não é?
Elias queria fazer o seu sacrifício em um altar exclusivamente do Senhor.

E o que aprendemos com isso?
Aprendemos que, assim como o altar era exclusivamente do Senhor, nós devemos também ser exclusivamente do Senhor.
"E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo e separei-vos dos povos para serdes meus."
Levítico 20:26

Através do sacrifício do Senhor nós fomos separados, santificados, e nada em nós e em nossas vidas glorifica o nome de mais ninguém, a não ser o do Senhor. Mas...
Como foi dito ontem, nós, cristãos, estamos nos tornando muito terrenos, pensando apenas nas coisas deste mundo... E acabamos por misturar as coisas!
A gente pensa: Eu sou maduro, posso muito bem equilibrar as coisas... Eu posso ser um crente fiel, fazendo isso! O que tem de errado? Quando a tentação surgir, eu ainda vou estar forte para fugir dela!
Mas como Deus pode usar alguém que também se permite ser usado pelo inimigo?

Uma vez quando eu era criança, eu perguntei à minha professora da igreja (Tia Telma ^^): Tia, qual é o problema de escutar música do mundo? E ela me respondeu: Bom Jéssika, você sabe que não existe meio termo, ou é Deus ou é o Diabo, não é? Então, se a música não adora a Deus...
Vocês são inteligentes, com certeza já entenderam.

Hoje tem muitos cristãos no mais puro estilo Laodicéia:
"Eu sei as tuas obras, que nem és frio, nem quente. Tomara que foras frio ou quente!"
Apocalipse 3:15

Precisamos deixar de misturar as coisas! (Sim, isso é um link, vai lá!)
Até porque,
"...que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo."
2 Coríntios 6:14-16

Como diz Mayra Carvalho: Se queres ver a glória de Deus, tem que tirar Baal primeiro... :)
E o que fazer?
"Lembra-te, porém, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres."
 Apocalipse 2:5
Onde será que caímos?
Podemos ter caído lá no colégio, enquanto ficávamos com uns e outros, sem dar exemplo de cristão, desrespeitando tudo quanto é gente...
Ou em casa, quando a gente deixou de honrar nosso pai e nossa mãe; talvez até vendo aqueles filmes que realmente não prestam, e mesmo com a consciência de que aquilo é errado, pensamos: Somos maduros...
Também na frente do computador, vendo aqueles sites pornográficos, ou uns vídeos no You Tube que dizem ser de humor, mas na verdade são profanos e poluem a nossa mente...
Ou será que trocamos a oração e a palavra pelo nosso celular? Tanta coisa interessante, Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, e são tão importantes que a gente não pode parar de mexer nem na hora do culto!
Ou será que caímos com a ajuda do fone de ouvido? É, aquelas músicas que a gente escuta e nem sabe a tradução, mas já que a batida e o solo de guitarra são legais, vale né?
Talvez tenha sido com aqueles livros... Como Milka diz: Nenhum deles presta, só serve para despertar a libido... 

Acreditem, a palavra está indo para mim também!
Deus pode nos ajudar a reparas essas falhas! Precisamos orar, pedindo a Ele que nos ajude a vencer as vontades, e a tirar do nosso coração o desejo de fazer o que O desagrada.

E assim, o altar vai estar pronto para...
Amanhã a gente fala sobre isso. ;) #Suspense

De vez em quando a palavra é dura para alguns, mas é necessária!
Então, até amanhã :D
Fiquem na paz :-*

Comentários

  1. Que benção que Deus continue te usando pra escrever tão bem sobre a palavra dele me ajudou muito estou estudando esse tema na campanha de oração e procurando os detalhes dessa palavra, e outras também que falem sobre reparar o altar do Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você gostou desse post, tem alguma coisa a acrescentar ou quer tirar alguma dúvida, não tenha vergonha de falar com a gente! Vamos ler o seu comentário com todo o carinho do mundo. *-*
Porém...
Se você for divulgar o seu blog, a página de Parcerias ali em cima existe especialmente para isso. ;)
E se for para escrever algo que não convenha a nós, cristãos (inclui ofensas, palavrões e coisas vulgares), tenha total certeza de que o seu comentário será excluído. ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…