Pular para o conteúdo principal

Elias Escassos - Armando a Lenha

Paz do Senhor e Boa Tarde!
Nossa, olha quem voltou! Talvez se vocês orassem mais eu já tivesse voltado antes... Tô brincando, gente!
Já expliquei lá na página o porquê de ter sumido desse jeito, mas agora que voltamos, vamos colocar as coisas em ordem por aqui para poder seguir em frente, e isso inclui terminar o estudo, renovar o layout, renovar a playlist, etc, etc, etc...
Um de cada vez... ~PLAY~
"Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha."
 1 Samuel 18:33

Continuando com todas as analogias e comparações e etc...
Temos Elias, 850 profetas profanos, o monte Carmelo, o povo de Israel, um altar reconstruído com doze pedras, uma valeta cavada em volta do altar, e agora o profeta ousado coloca lenha no altar.

Pergunta básica: Para quê se coloca lenha em um altar?
Claro, para colocar o sacrifício e depois queimá-lo! Parabéns para quem soube a resposta! (E para você que está se perguntando se eu estou normal hoje, a resposta é: Definitivamente não!)

Quando se faz um estudo como esse, onde geralmente se pega um assunto conhecido e interpreta ele de um jeito bem mais complexo, e que alguns pensam que não tem nada a ver, você precisa ter um pouco de paciência para ir achando os significados de quase todos os detalhes. Claro, o Espírito Santo te ajuda, mas sempre é necessário um esforço a mais. E em uma coisa só você encontra um monte de outras coisas!

Nesse pequeno versículo e nessa pequena ação de armar a lenha em cima de um altar, a gente identifica uma atitude chave na vida de qualquer cristão: d i s p o s i ç ã o.
E essa atitude é relacionada a duas coisas:
  1. Disposição ao sacrifício
  2. Disposição ao Espírito
Nesse caso a disposição ao sacrifício não é ao nosso sacrifício (sobre isso vamos falar nos posts de amanhã e quinta), mas se você chegar para um cristão e dizer a ele a palavra "sacrifício", ele logo vai falar: Jesus.
Ah, se não fosse o sacrifício de Jesus, onde a gente estaria agora? Não gosto nem de imaginar...
"Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados."
Isaías 53:4,5
Lindo demais isso!
E esse é só um dos muitos versículos da Bíblia que falam sobre o sacrifício de Jesus na cruz por nós, que muitos pelo mundo falam que é apenas uma fábula, um mito que originou uma filosofia assim como os "deuses" da mitologia grega, ou até mesmo digam que pode ser verdade, mas uma verdade muito difícil de acreditar...
Mas nós, que fomos retirados das trevas por meio desse mesmo sacrifício, sabemos que não é assim!
A morte de Jesus naquela cruz foi real; ele verdadeiramente sofreu e morreu a morte que todos nós merecemos por nos afastarmos cada vez mais de Deus quando pecamos, mas por causa dEle, agora temos a garantia de vida eterna com Ele nos céus! Quer um presente melhor que esse?

E agora a salvação está disponível a todos que quiserem, basta as pessoas, digamos, validarem o sacrifício de Jesus na vida delas.
E você? Já validou o sacrifício de Jesus na sua vida?
Como assim, Jéssika? Eu já sou crente faz tempo! É claro que já validei!
Antes de dizer essa resposta logo de cara, vejamos melhor o que significa isso:
"Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim acha-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16:24-26
Agora complicou...
Como a palavra original "cristão" já fala muito bem, somos "pequenos Cristos". Se realmente aceitamos a Jesus, não só como Salvador, mas também como Senhor das nossas vidas, a nossa vida vai ter que mudar por completo! Se você diz ser cristão, mas ainda vive do seu jeito, fazendo as coisas que quer, ou falando de um jeito mais intelectual (e muitas vezes usado como argumento para tentar confundir a cabeça de nós, adolescentes queridos pelo Senhor), fazendo o seu próprio caminho e saindo em jornada em busca da sua própria felicidade, você não é cristão, você está se iludindo! 
Para ser cristão temos que ter o caráter de Cristo, a mente de Cristo (1Co 2:16), as atitudes de Cristo; ser cristão é andar como Cristo andou, tratar as pessoas do mesmo jeito que Cristo tratou, falar do mesmo jeito que Cristo falou (e ainda fala!) e tomando exemplos que eu ouvi na infância, poderíamos dizer que é escutar as mesmas músicas que Jesus escutaria na sua idade, assistir as mesmas coisas, entrar nos mesmos sites... Já deu para captar a mensagem?
Não viva só de palavras dizendo que é crente e tentando enganar a Deus, mas viva como um cristão autêntico; se você ainda precisa fazer isso, se conserte com Deus o quanto antes, porque Jesus vai voltar logo logo!

E falando agora sobre disposição ao Espírito, podemos dizer que hoje em dia tem muitos cristãos que não se dispõem a receber o Espirito Santo em suas vidas...
Não é o caso do post passado, onde falamos mais sobre o nosso dever de buscar o Espírito Santo, mas tem certas pessoas que tem certo receio, medo de serem cheias do Espírito...
Eu sou um exemplo! :O
Mas isso era antes, calma, calma...
Por exemplo, antes do meu batismo com o Espírito Santo, eu realmente não conseguia me imaginar uma pessoa realmente cheia do Espírito; eu era crente, mas só de ser crente já estava de bom tamanho...
E então numa noite de sexta-feira, ainda lá no Rio de Janeiro, a pregação do culto foi baseada aqui:
"Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. E mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar. E me disse: Viste, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do ribeiro."
Ezequiel 47:3-6
Arrepiei...
E meu pastor começou a pregar dizendo mais ou menos isso: "Você não pode ter medo de ser cheio do Espírito Santo! Muitas pessoas se contentam somente em estar no nível raso, mas Deus quer que você atravesse o ribeiro! Não tenha medo!"
E ele fez algo que não era comum lá na igreja, num culto de sexta feira chamar os irmãos que queriam ser batizados com o Espírito Santo lá na frente, e eu só fui me dar conta de que não tinha mais medo quando me vi abraçada com uma das irmãs chorando e chorando e sendo batizada.
Inesquecível.

Se soubesse já tinha pedido para ser batizada antes! Hahahaha
Mas é seríssimo isso, hoje vemos adolescentes achando bem legal um nível totalmente raso de comunhão com Deus, e não sabem o que estão perdendo! A presença de Deus é o melhor lugar do mundo inteiro para se estar!
Então não somente se disponha a ser cristão e levar a sua cruz, mas também ceda lugar ao Espírito Santo para que ele comece a operar na sua vida.

E, é claro, isso envolve oração, jejum, Bíblia, adoração...
CERTO, JÁ FALEI DEMAIS!

Amanhã voltamos, e antes da despedida clássica, eu tenho um pedido a fazer: INTERAJAM COMIGO! Mandem e-mails, comentem os posts, mandem uma mensagem pela página... Eu amo vocês e gosto de saber que vocês existem! :P 

Um restinho de terça-feira abençoado, àqueles que vão para a igreja, bom culto; àqueles que não vão, juízo no que vão fazer...
E fiquem na paz! :-*

Comentários

  1. Menina, também tinha medo de ser batizada com o Espírito Santo, mas graças ao Pai já sou batizada faz 4 anos *---*


    ResponderExcluir
  2. Ef: 5-18, essa passagem muito me toca,pois foi numa pregação baseada nela, em um 5-01-1991, que tive o encontro com esse Jesus Maravilhoso Conselheiro... e o Espírito Santo é verdadeiramente o nosso revestimento para vencermos o dia a dia de batalhas.
    Parabéns Jéssika Lira - Deus te abençoe e a conserve sempre assim; e nunca esqueça de orar por mim. A propósito, onde eu estava naquela sexta-feira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você gostou desse post, tem alguma coisa a acrescentar ou quer tirar alguma dúvida, não tenha vergonha de falar com a gente! Vamos ler o seu comentário com todo o carinho do mundo. *-*
Porém...
Se você for divulgar o seu blog, a página de Parcerias ali em cima existe especialmente para isso. ;)
E se for para escrever algo que não convenha a nós, cristãos (inclui ofensas, palavrões e coisas vulgares), tenha total certeza de que o seu comentário será excluído. ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…

O Fruto do Espírito: A Temperança

"Mas o Fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5.22,23 
(Internet voltou ao normal, então...) BOM DIA PESSOAS! Minha pessoa está muito feliz, porque DEUS É MUITO PERFEITO! HAHA, essa semana é uma semana boa, até porque meu amigo Eryk fez aniversário e ficou doidão quando eu dei meu presente pra ele, #LOL! Enfim, comecemos a falar sobre a temperança (: (P.S. Nossa, chegamos rápido ao final '-')
O que é temperança? Você pode ver vários versículos na Bíblia, pesquisar o significado no dicionário, ou até mesmo ver o significado na sua Bíblia de Estudo; se você fizer isso, vai concordar plenamente com o que eu vou dizer. Temperança significa moderação, auto-controle, domínio próprio, equilíbrio e (as melhores) sobriedade e prudência.
Assim já fica bem mais fácil saber o que Paulo queria nos dizer quando mencionou a temperança no Fruto do Espírito. "Mas vocês, irm…