Pular para o conteúdo principal

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)

"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava entre a congregação dos que se congregaram contra o Senhor na congregação de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. E Moisés levou a sua causa perante o Senhor. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas. E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha."  - Números 27:1-8

Eu nunca nunca tinha reparado nessa história, e quando eu li de primeira eu fiquei: mas quem é esse tal de Zelofeade?
Mas vamos lá, como Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza foram parar na Bíblia?

Após a segunda contagem do povo de Israel no deserto, um pouco antes da morte de Moisés e da entrada em Canaã, a divisão das terras entre as tribos já estava sendo feita, e no meio das famílias da tribo de Manassés houve um homem chamado Zelofeade, que acabou por morrer no deserto por causa da ordem do Senhor, de que ninguém que havia murmurado contra o Senhor querendo voltar para o Egito entraria na Terra Prometida, vocês sabem a história, certo?
Então o que ele receberia por herança passaria para os filhos, e se ele não tivesse filhos, passaria para os irmãos ou tios ou parentes mais próximos, e o nome dele seria, digamos, esquecido da família desse jeito.
E aconteceu exatamente isso, Zelofeade não teve nenhum filho, mas teve cinco filhas, que por serem mulheres não poderiam ficar com a herança do pai.
Vendo isso, foram as cinco falar com Moisés, pedindo para que a herança passasse para elas, e não para os irmãos, e assim, o nome do pai delas não seria esquecido no meio do povo de Israel. O Senhor considerou a causa e mandou que todo aquele que morresse sem deixar filhos, só filhas, tivesse a herança passada para as filhas.
Fim.

E o que a gente aprende com isso?
Eu não sei vocês, mas vi nelas cinco muitos exemplos a serem seguidos.

Elas eram tementes a Deus, e por isso não seguiram o padrão da época.
Vamos ver o contexto histórico: Depois da história de Balãão, os homens de Israel começaram a se prostituir com as mulheres moabitas, e também se renderam a idolatria, adorando a Baal, e o Senhor manda matar a todos os israelitas que se rebelaram. E com todo esse ar de morte e de castigo, com um pai que havia morrido por causa da murmuração contra Deus, elas poderiam ter feito o mesmo, murmurado contra Deus por estarem no deserto e irem servir a outros deuses. Mas não fizeram.
E assim mesmo é conosco, nós não somos obrigados a servir a Deus, se quisermos, podemos deixar Ele de lado e seguir o que o mundo nos diz, mas sabemos que estar com Deus é melhor! Mesmo que a sua família não sirva a Deus, mesmo que na sua igreja as pessoas à sua volta não sirvam a Deus, mesmo que no seu colégio também seja assim, continue firme! Continue servindo a Deus, porque se ele permanece fiel com aqueles que são infieis (2 Timóteo 2:13), imagine com aqueles que são fieis a Ele!

Elas sabiam que tinham direito à uma herança.
Sim, elas não eram homens, mas sabiam que se o pai delas tinha deixado herança, tinha que ir para elas. E por causa disso elas não ficaram só olhando as coisas acontecerem e elas ficaram sem nada, foram falar com Moisés e pedir a herança.
Da mesma forma, nós somos filhos e herdeiros de Deus. Nós fomos salvos, e por sermos filhos, podemos estar muito mais próximos de Deus! Elas tinham que falar com Moisés, mas nós temos acesso direto a Deus, e podemos ter mais intimidade e comunhão com Ele a cada dia! Nós podemos estar cada vez mais perto de Deus, e por que não fazer isso? Mas se ficarmos parados vendo a situação, achando que porque os nossos amigos são cheios do Espírito de Deus nós também vamos ser, não vamos desfrutar de nada disso. Temos que buscar mais a Deus!

Elas eram justas.
Podem ver que o próprio Deus disse que elas falavam retamente, e eu acredito que isso não era só naquela hora, mas que elas viviam em justiça. E, assim como elas, nós também devemos ser justos, ser santos em toda a nossa maneira de viver, não só demonstrando que é cristão em público, mas realmente se tornando santos aprendendo com Aquele que é santo. Não só sendo justos quando está todo mundo olhando, mas quando é só você e Deus também.

Elas eram humildes.
Quando elas vão falar com Moisés, pode perceber que elas não chegam exigindo porque elas mereciam por serem filhas. E também, as cinco foram juntas falar com Moisés, e em nenhum momento a mais velha (que pela ordem deveria ser Macla) disse: Como eu sou a mais velha, eu tenho direito a mais do que elas u.u
E tem muita gente por aí achando que só porque são cristãos desde crianças, ou porque cantam ou pregam ou oram são mais do que os outros... Mas o que teria acontecido se Deus não tivesse nos amado? E Jesus não tivesse morrido por nós? Onde estariam os que "cantam mais", "pregam mais", "oram mais"? Somos todos frutos da misericórdia de Deus, e não somos merecedores de nada, mas por Deus ser misericordioso conosco, podemos ser feitos filhos dEle.

Elas eram submissas.
Quando chegamos no capítulo final de Números, a gente pode ver que outra lei é criada por causa delas: as herdeiras tinham que se casar com alguém que fosse da sua própria tribo, para que as tribos não perdessem as suas heranças. E elas fizeram o que foi mandado.
Não é porque nós temos as promessas de Deus que nós podemos viver do jeito que a gente quiser achando que podemos tudo: temos que confiar no Deus da promessa e acima de tudo continuar servindo ao Deus da promessa com submissão e humildade.

Elas eram pacientes.
As filhas de Zelofeade tiveram que esperar mais alguns anos até que pudessem desfrutar da herança. E porque conosco tem que ser diferente? Se promessas se cumprissem rápido, não seriam promessas, seriam miojo... Enquanto Deus não executa a promessa, é tempo de nos preparar, para que tudo possa sair para a glória de Deus.

Elas abençoaram outras vidas.
Por causa da atitude delas, outras futuras meninas e mulheres puderam ter direito à herança de seus pais caso não tivessem irmãos. E eu posso dizer que aquilo que Deus preparou para a gente não vai ficar só para nós, maa vai abençoar também a vida de outras, muitas outras pessoas.

Como eu disse, é muita coisa, mas obrigada pela paciência de lerem esse post enorme!
Que possamos ter um pouco mais dessas características em nós.
Amém?

Bom, abril está acabando... É, acho que agora tá passando rápido.
Fiquem na paz e até amanhã! :D

P.S. Parabéns Milka ;)

Comentários


  1. À mulher

    Ivone Boechat



    Mulher, nunca desista
    de ser campeã na olimpíada
    dessa correria,
    amanhã tudo será melhor:
    os filhos crescem,
    as lutas rejuvenescem,
    você está cada dia
    mais linda e maior;
    Mulher,vai de cabeça erguida,
    porque o Senhor não erra,
    tinha que honrar sua imagem,
    primeiro fez o rascunho
    de um ser superior,
    refez o projeto,
    fez o veto divino,
    retocou,
    multiplicou
    a dosagem de amor,
    refez a embalagem:
    no modelo anterior
    não cabia
    esse gigante
    interior.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, ja varios estudos mas o seu foi o mais completo, parabéns, bjos sucesso a paz do Senhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você gostou desse post, tem alguma coisa a acrescentar ou quer tirar alguma dúvida, não tenha vergonha de falar com a gente! Vamos ler o seu comentário com todo o carinho do mundo. *-*
Porém...
Se você for divulgar o seu blog, a página de Parcerias ali em cima existe especialmente para isso. ;)
E se for para escrever algo que não convenha a nós, cristãos (inclui ofensas, palavrões e coisas vulgares), tenha total certeza de que o seu comentário será excluído. ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…