Pular para o conteúdo principal

Vamos falar sobre as provas :)

Paz do Senhor e boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
Eu estou tranquilamente feliz ^^ Filipenses 4:6,7 :)
Algum de vocês tem alguma ideia pro blog? Qualquer se seja...

(Esse era o post de sexta, mas como eu não tive tempo, vai hoje mesmo!)

Bem, o assunto de hoje é o assunto mais falado aqui no blog, e vocês podem estar se perguntando por que eu falaria sobre ele aqui de novo...
Mas sabe como é né gente, quanto mais a gente vive com Deus, mais a gente aprende e mais a nossa visão sobre as coisas mudam.

Então vamos começar a falar sobre essas provas que aparecem na vida de qualquer cristão...

Se a gente for se perguntar ou perguntar para Deus por que a gente passa por tanta prova, e também ver na Bíblia alguns casos de pessoas que também foram provadas por Deus, a gente acaba chegando à conclusão de que as dificuldades chegam tanto na vida daqueles que estão vivendo uma vida correta perante Deus, quanto na vida daqueles que se dizem cristãos, mas na verdade o dia a dia deles não coincide com o que falam...
E em ambos os casos podemos ver que esses momentos difíceis se originam de um só lugar, tanto para o cristão autêntico quanto para o nominal: o amor de Deus. Parece meio contraditório...
Mas realmente, até mesmo os momentos difíceis surgem do amor de Deus por nós.
No caso dos que estão firmes em Deus, podemos ver isso lá em Romanos 8:28:

" E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu decreto."

É simples: Todas as coisas contribuem juntamente para o bem. Basta nós aceitarmos isso.

E para aqueles que não estão tão firmes assim...

"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração." - Oseias 2:14

Este versículo fala sobre Israel, e do que Deus faria com ele por causa da sua rebeldia. E do mesmo jeito Ele faz com aqueles que decidem trilhar pelos próprios caminhos; é incrível como nas dificuldades temos uma facilidade para se lembrar de Deus...
E aí a pessoa acha que está tudo bem e, de repente, chegam as provas, e automaticamente ela já se apega mais a Deus, e quando a prova termina a pessoa volta a fazer o que bem quer, e então Deus manda prova de novo, e vocês já sabem o que acontece depois...
Só que chega uma hora que Deus para de mandar as provas... E a pessoa se sente mais confortável, mas nem percebe que, espiritualmente, morreu.
Quando agimos desse jeito, amando ao Senhor só nas provas e esquecendo na bonança, estamos simplesmente limitando a ação de Deus nas nossas vidas. É como se a gente dissesse para Deus que o amor dele é incômodo e invasor, e preferisse que Ele só observasse de longe quando as coisas estão boas. Quando, na verdade, o que Deus quer é um relacionamento contínuo com cada um de nós.
Isso também pode acontecer com quem está firme, como uma forma de Deus querer ainda mais comunhão com o seus filhos.
Masssss isso a gente deixa para outro dia. :)

Voltando para os firmes, o que podemos observar é que, quando a gente passa por provas, nós temos que fazer três perguntas para o Senhor.

Primeiro: O que eu preciso deixar?
Vamos ler Mateus 7:13,14:

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram."

Já sabemos que o caminho para o céu é estreito, e isso significa que nesse caminho não sobra espaço para as coisas do mundo e para as obras da carne (leiam Gálatas 5:19-21). E por isso o caminho da perdição é largo, porque há folga, você pode levar tudo o que quiser com você.
Então se você que já anda pelo caminho estreito sentiu que o caminho estreitou mais um pouco, precisa se perguntar o que Deus quer que você deixe para trás. Para Deus fazer aquilo que Ele planejou nas nossas vidas, nós precisamos escolher nos despojar do velho homem todos os dias.

Segundo: O que eu preciso aprender?
Vamos ler alguns versículos:

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados." - Marcos 1:3,4

"Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." - Mateus 4:1

Alguns escritores e cantores chamaram o deserto de escola, e é no deserto que a gente aprende um pouco mais com Deus. A gente pode perceber nos versículos aí em cima que antes do ministério efetivo de João Batista e mesmo do próprio Jesus, ambos tiveram que passar pelo deserto.
E se Jesus passou por isso, é claro que não estamos privados de passar por isso também.
Como eu disse, para Deus realizar o que Ele quer nas nossas vidas, temos que deixar algo para trás, mas também temos que aprender algo da parte dEle.
Tem outro post aqui no blog falando sobre isso (depois eu coloco o link aqui), mas para resumir, quando estamos em tempos de provação, é porque Deus quer nos ensinar algo, e por Ele ser tão amoroso conosco, a prova não passa enquanto não nos dispomos a aprender o que Ele quer ensinar.

Terceiro: O que o Senhor quer aperfeiçoar em mim?

"Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata." - Salmo 66:10

A última coisa que vemos é que quando saímos de um longo tempo de provação, Deus sempre aperfeiçoa algo em nós. Como eu aprendi, todo crente tem o fruto do Espírito (leiam Gálatas 5:22,23), mas algumas características podem ficar menos evidentes que as outras. E na provação o Senhor deseja aperfeiçoar essas virtudes em nós.
Após a provação nós estamos mais fortes e, consequentemente, prontos para um outro nível de provas...
Deus também deseja, digamos assim, colocar para fora aqueles talentos que Ele nos deu, mas a gente nem sabe que tem! Ou sabe, mas enterra por medo...

Então não tenha medo da provação, ela sempre vem para o nosso bem.
Amém?

Tenho que parar de falar tanto sobre provação aqui. Hahaha
Fiquem na paz! :D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…