Pular para o conteúdo principal

Babado, amiga!

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo na paz?
ATRASADA ATRASADA ATRASADA
Mas não tinha como deixar de escrever hoje. :)
Então, sem mais nem menos, vamos ao post de hoje!
"Por boca de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha, não morrerá."
Deuteronômio 17:6

Hoje vamos falar sobre as fofocas mais quentes da semana no mundo gospel!
Não, claro que não.

Gente, fofoca é algo tão ruim... Mas é algo que parece tão inofensivo, e chega de uma forma tão camuflada, que até mesmo aqueles que buscam realmente a santidade e a vida para Deus, que são quase um Paulo da vida, correm o risco de cair nessa cilada.
E a Bíblia está tão entupida de versículos sobre isso! Aos poucos a gente vai mostrando aqui. Mas já olhem um aqui:
"Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo."
Mateus 12:36

Isso é forte! Imagine se todo mundo pensasse nisso antes de fazer uma fofoca? Vamos prestar contas de tudo o que a gente disser, inclusive esses "comentários inofensivos"... 
Mas se nós já sabemos que fofocar é errado, por que a gente continua persistindo no erro?
A gente pode começar dizendo que muita gente dentro das igrejas fofocam porque não estão satisfeitas com as próprias vidas. Não gostam do emprego, do colégio, do corpo, das roupas, da família, nada. E, para se sentirem um pouco melhores, começam a tentar colocar os outros no mesmo nível que elas (sem nem ao menos perceberem!), e então a rede de fofocas começa.
Também tem aqueles que tem algum ressentimento por alguém que os magoou e, como uma forma quase que instantânea de se vingar, começa a espalhar todos os podres sobre ela para a primeira pessoa que perguntar: "Está tudo bem entre você e fulano? Vocês brigaram?"

"Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca."
Mateus 12:34 

Do que estamos enchendo o nosso coração? Da palavra de Deus, que gera vida eterna em nós, ou de ressentimento, inveja, mágoas e tristeza? A resposta está no que falamos.
Mas, como já dissemos, isso chega de uma forma tão camuflada que a gente nem percebe. Já é um vício do ser humano ter que falar da vida dos outros para preencher um pouco do seu tempo desocupado, ou melhor, em que deveria estar fazendo outras coisas. Porém, isso é coisa do velho homem. Nós já passamos por uma total transformação das nossas mentes; agora nós temos a mente de Cristo. Fomos libertos do poder do pecado, e agora não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós. E desses hábitos do velho homem temos que nos despir e jogar para bem longe.

Mas outro motivo muito comum também que pode nos levar a fofocar está na interação social. Isso mesmo. Como uma forma de se enturmar. Quantas vezes a gente já achou que estava por fora das coisas que estavam acontecendo na nossa igreja? E então, sempre fica jogando aquelas indiretas do tipo "Sempre sou o último a saber das coisas!" "Por que será que ninguém confia em mim?" "Fiquei muito tempo fora, agora preciso saber de todas as novidades!"
E então a gente gasta o nosso tempo precioso que Deus nos deu, onde poderíamos estar fazendo coisas muito mais úteis e que glorificam o nome dEle, para ficar falando sobre o que os outros fizeram.
Tem uma frase muito interessante de Platão que diz assim: "Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas." #toome

E a máscara da fofoca que eu acho a mais sensacional e disfarçada que ela poderia usar: Como uma forma de proteger as pessoas que amamos. Não entendeu?
Você gosta tanto da pessoa, mas tanto, que acha que precisa saber tudo sobre ela. Então faz questão de coletar todas as informações possíveis e de descobrir quem anda fofocando sobre ela quando, na verdade, a pessoa que mais fofoca é você! 

Realmente não é fácil escapar da fofoca. Ela está praticamente em todo o lugar! Olhem o que Tiago disse sobre a língua:
"Assim também a língua é um pequeno órgão, mas se orgulha de grandes coisas! Uma grande floresta pode incendiar-se por meio de uma fagulha pequenina. E a língua é como uma chama de fogo. Está cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E é o próprio inferno que ateia fogo à língua, que pode transformar toda a nossa vida numa chama ardente de destruição e desastre... Com a língua damos louvores ao nosso Senhor e Pai, e com ela rompemos em maldições contra os homens que são feitos à semelhança de Deus. E assim a bênção e a maldição vêm brotando da mesma boca. Meus irmãos, é evidente que isso não está certo! Acaso pode uma fonte d'água jorrar primeiro água doce e depois água amarga? Meus irmãos, acaso podemos colher azeitonas de uma figueira, ou figos de uma videira? Não, e não se pode tampouco tirar água doce de um poço salgado."
Tiago 3:5-12

Se todos nós estamos sujeitos a deslizar na fofoca, o que devemos fazer?
Primeiro: peça ajuda a Deus.
"Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios."
Salmo 141:3

Depois disso, peça mais ajuda a Deus. Peça para Ele reorganizar a sua lista de amigos e tirar dela todos aqueles que parecem que vivem para fofocar. E isso vai até te proteger, porque se eles fofocavam de outras pessoas para você, o que te garante que eles também não fofocavam de você para outras pessoas?
E, por fim, se esforce. Quando bater aquela vontade de fofocar, louve, ore, peça misericórdia a Deus, vá ler a Bíblia. Quando o assunto da sua roda de amigos começar a ficar meio esquisito, tente mudar de assunto ou saia. É melhor perder os "amigos" do que perder o controle da língua.
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."
Efésios 4:29 

Eu também gosto da história das três peneiras, de Sócrates. Em resumo, faça essas três perguntas para si mesmo antes de falar algo sobre alguém: O que eu vou falar é absolutamente verdade? Eu gostaria que os outros falassem a mesma coisa ao meu respeito? Isso que eu vou falar é totalmente necessário, e vai ajudar ou melhorar alguma coisa?

Lembremos: Não existe pecadinho nem pecadão; pecado é pecado, e até mesmo as conversas mais inofensivas podem acabar nos corrompendo por completo. "Não vos enganeis: As más conversações corrompem os bons costumes." 1 Coríntios 15:33

Amém?
Preciso correr! (Literalmente)

Terça feira estamos de volta ;)
Música para o final de semana de vocês!


Fiquem na paz e até semana que vem :-*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…

O Fruto do Espírito: A Temperança

"Mas o Fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5.22,23 
(Internet voltou ao normal, então...) BOM DIA PESSOAS! Minha pessoa está muito feliz, porque DEUS É MUITO PERFEITO! HAHA, essa semana é uma semana boa, até porque meu amigo Eryk fez aniversário e ficou doidão quando eu dei meu presente pra ele, #LOL! Enfim, comecemos a falar sobre a temperança (: (P.S. Nossa, chegamos rápido ao final '-')
O que é temperança? Você pode ver vários versículos na Bíblia, pesquisar o significado no dicionário, ou até mesmo ver o significado na sua Bíblia de Estudo; se você fizer isso, vai concordar plenamente com o que eu vou dizer. Temperança significa moderação, auto-controle, domínio próprio, equilíbrio e (as melhores) sobriedade e prudência.
Assim já fica bem mais fácil saber o que Paulo queria nos dizer quando mencionou a temperança no Fruto do Espírito. "Mas vocês, irm…