Pular para o conteúdo principal

Os Dez Mandamentos nos Dias de Hoje - I

"Não entendam de modo errado a razão da minha vida. Não vim abolir a Lei de Moisés e as advertências dos profetas. Eu vim para cumprir a lei."
Mateus 5:17

Boa noite! Paz do Senhor, tudo bom com vocês?
Graças a Deus já conseguimos fazer algumas mudanças aqui no blog, mas mesmo assim eu ainda quero mudar o template, sugestões? :D
Antes de escrever quero vos convidar para curtir a nossa página no Facebook - estamos chegando quase a 10 mil curtidas! Glória a Deus - indo na Like Box um pouco mais em baixo da página ;)
Pois bem, nesses dias eu tenho aprendido o grande valor que a sabedoria tem... O que vocês acham? Vocês se consideram sábios ou acham que podem melhorar um pouco?

Vamos estudar um pouco mais! :D
"Não creia nem adore outros deuses, além de mim."
Êxodo 20:3

Estamos diante do primeiro mandamento dado pelo Senhor à nação de Israel, e basicamente é dele que saem todos os outros mandamentos. É por isso que quando o povo de Israel quebrou esse mandamento, foi levado a quebrar juntamente todos os outros.
E por que Israel teria que obedecer?

Uma boa resposta para isso a gente encontra nesses versículos:
"Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração"
Deuteronômio 6:4-6

Esse capítulo de Deuteronômio tem uma série de conselhos que o Senhor dá a nova geração do povo de Israel ainda no deserto, mas antes de todas as recomendações o Senhor diz para Israel amar o Senhor de todo o coração, alma e poder. E essa é a chave da obediência: amor a Deus.
Israel foi escravo no Egito por mais de 400 anos, e Deus viu o sofrimento deles e escolheu Moisés para conduzi-los à Canaã. Derrotou Faraó e seu exército, esteve sempre presente com eles pela coluna de nuvem e de fogo, enviou o maná, fez água brotar da rocha, não deixou os calçados e as roupas estragarem em 40 anos! Isso tudo é a prova de que, mesmo que os israelitas fossem um povo de coração duro, isso não limitava nem impedia o Senhor de demonstrar o seu amor e cuidado para com eles.
Deus deixou isso bem claro através de Moisés:
"Porque povo santo és ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhes fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há. O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, mas porque o Senhor vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito."
Deuteronômio 7:6-8 

O amor que Deus tinha - e tem - por Israel não pode ser medido! E Ele não se contentou só em dizer isso - Ele demonstrou o Seu amor. Isso já não é um bom motivo para amá-lo? A Bíblia diz que nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Logicamente, quem ama uma pessoa quer estar perto dela e desfrutar de um relacionamento, concordam? E como Deus é um Deus zeloso e santo, para que isso acontecesse, Israel precisava se santificar. Os mandamentos de Deus não são uma cerca que limita o nosso andar. Eles são um guia de conduta que nos ajuda a se aproximar dEle.
Pensa no seguinte: Jesus é a ponte que nos liga de volta ao Senhor. Ao atravessar essa ponte, para não corrermos o risco de voltarmos para o outro lado do abismo do pecado, a Palavra de Deus nos ajuda a continuarmos seguindo em frente. ;)

E para começar Deus nos manda crer somente nEle, e não adorar a outros deuses.
Você pode pensar: Ok, somos cristãos, somos monoteístas. Isso já é suficiente, passa para o segundo mandamento!

Aquilo em que você mais investe o seu tempo é o seu deus.
Aquilo que diz como você deve viver é o seu deus.

Não é tão simples quanto a gente pensa! Nós somos monoteístas, é claro, mas quem disse que a gente precisa se ajoelhar diante de uma escultura para praticarmos a idolatria?
Vamos fazer um teste: quanto tempo no seu dia você passa em oração e lendo a Bíblia? Você pode me dizer: Ah, uns dez minutos! 
Então quer dizer que, dos 1440 minutos do seu dia, você dedica 10 ao Senhor? (Tia Silvanete, obrigada por essa lição! )
Se o Senhor é o nosso Deus, e se Ele nos libertou, por que passamos a maior parte do nosso tempo livre nos fazendo de escravos diante do computador e do celular?
Para ter comunhão com Deus, a gente precisa investir tempo nisso! Não tem outro jeito.

Novamente: Aquilo em que você mais investe tempo é o seu deus.
Seja o Facebook, Twitter, Whatsapp, Tv, não importa.

E sobre a segunda frase:
A gente não pode se deixar levar pelo o que o mundo nos diz! Se estamos vivendo para agradar o mundo, nosso deus é o mundo. Se para agradar os nossos amigos, nossos deuses são os nossos amigos. Mas, se vivemos para agradar ao Senhor, o Senhor é o nosso Deus.
Será que não estamos deixando a mídia ou a indústria da moda nos dizer como viver? Como comer, se vestir, falar, andar, pensar? Ou será que estamos sendo fieis ao que a Palavra de Deus nos diz, custe o que custar? Se a sua vida é um livro, quem está escrevendo, seu eu egoísta ou o seu Deus de amor?

E para terminar:
"Pois o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que quer. Mas os deuses dos outros povos não passam de estátuas de ouro e de prata, feitas por mãos humanas. Têm boca, mas não falam: olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem: nariz, mas não sentem cheiro. Têm mãos, mas não seguram; pés, mas não andam; e são totalmente mudos! Aqueles que fazem essas imagens e as adoram tornam-se como elas."
Salmo 115:5-8

Deus nos liberta, mas os ídolos nos escravizam. Se deixarmos alguém ou alguma coisa além do Senhor comandar a nossa vida, daqui a pouco vamos nos tornar escravos disso.

Isso sem falar dos que "materializam" esse ídolo, mas isso é assunto para a outra parte do estudo. ;)
Amém?

This is it. :)
Eu pretendo voltar por aqui na terça... Mas Deus é quem sabe. :D
Fiquem na paz, e um ótimo domingo na presença do Senhor! :-* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…

O Fruto do Espírito: A Temperança

"Mas o Fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5.22,23 
(Internet voltou ao normal, então...) BOM DIA PESSOAS! Minha pessoa está muito feliz, porque DEUS É MUITO PERFEITO! HAHA, essa semana é uma semana boa, até porque meu amigo Eryk fez aniversário e ficou doidão quando eu dei meu presente pra ele, #LOL! Enfim, comecemos a falar sobre a temperança (: (P.S. Nossa, chegamos rápido ao final '-')
O que é temperança? Você pode ver vários versículos na Bíblia, pesquisar o significado no dicionário, ou até mesmo ver o significado na sua Bíblia de Estudo; se você fizer isso, vai concordar plenamente com o que eu vou dizer. Temperança significa moderação, auto-controle, domínio próprio, equilíbrio e (as melhores) sobriedade e prudência.
Assim já fica bem mais fácil saber o que Paulo queria nos dizer quando mencionou a temperança no Fruto do Espírito. "Mas vocês, irm…