Pular para o conteúdo principal

Os Dez Mandamentos nos Dias de Hoje - I

"Não entendam de modo errado a razão da minha vida. Não vim abolir a Lei de Moisés e as advertências dos profetas. Eu vim para cumprir a lei."
Mateus 5:17

Boa noite! Paz do Senhor, tudo bom com vocês?
Graças a Deus já conseguimos fazer algumas mudanças aqui no blog, mas mesmo assim eu ainda quero mudar o template, sugestões? :D
Antes de escrever quero vos convidar para curtir a nossa página no Facebook - estamos chegando quase a 10 mil curtidas! Glória a Deus - indo na Like Box um pouco mais em baixo da página ;)
Pois bem, nesses dias eu tenho aprendido o grande valor que a sabedoria tem... O que vocês acham? Vocês se consideram sábios ou acham que podem melhorar um pouco?

Vamos estudar um pouco mais! :D
"Não creia nem adore outros deuses, além de mim."
Êxodo 20:3

Estamos diante do primeiro mandamento dado pelo Senhor à nação de Israel, e basicamente é dele que saem todos os outros mandamentos. É por isso que quando o povo de Israel quebrou esse mandamento, foi levado a quebrar juntamente todos os outros.
E por que Israel teria que obedecer?

Uma boa resposta para isso a gente encontra nesses versículos:
"Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração"
Deuteronômio 6:4-6

Esse capítulo de Deuteronômio tem uma série de conselhos que o Senhor dá a nova geração do povo de Israel ainda no deserto, mas antes de todas as recomendações o Senhor diz para Israel amar o Senhor de todo o coração, alma e poder. E essa é a chave da obediência: amor a Deus.
Israel foi escravo no Egito por mais de 400 anos, e Deus viu o sofrimento deles e escolheu Moisés para conduzi-los à Canaã. Derrotou Faraó e seu exército, esteve sempre presente com eles pela coluna de nuvem e de fogo, enviou o maná, fez água brotar da rocha, não deixou os calçados e as roupas estragarem em 40 anos! Isso tudo é a prova de que, mesmo que os israelitas fossem um povo de coração duro, isso não limitava nem impedia o Senhor de demonstrar o seu amor e cuidado para com eles.
Deus deixou isso bem claro através de Moisés:
"Porque povo santo és ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhes fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há. O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, mas porque o Senhor vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito."
Deuteronômio 7:6-8 

O amor que Deus tinha - e tem - por Israel não pode ser medido! E Ele não se contentou só em dizer isso - Ele demonstrou o Seu amor. Isso já não é um bom motivo para amá-lo? A Bíblia diz que nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Logicamente, quem ama uma pessoa quer estar perto dela e desfrutar de um relacionamento, concordam? E como Deus é um Deus zeloso e santo, para que isso acontecesse, Israel precisava se santificar. Os mandamentos de Deus não são uma cerca que limita o nosso andar. Eles são um guia de conduta que nos ajuda a se aproximar dEle.
Pensa no seguinte: Jesus é a ponte que nos liga de volta ao Senhor. Ao atravessar essa ponte, para não corrermos o risco de voltarmos para o outro lado do abismo do pecado, a Palavra de Deus nos ajuda a continuarmos seguindo em frente. ;)

E para começar Deus nos manda crer somente nEle, e não adorar a outros deuses.
Você pode pensar: Ok, somos cristãos, somos monoteístas. Isso já é suficiente, passa para o segundo mandamento!

Aquilo em que você mais investe o seu tempo é o seu deus.
Aquilo que diz como você deve viver é o seu deus.

Não é tão simples quanto a gente pensa! Nós somos monoteístas, é claro, mas quem disse que a gente precisa se ajoelhar diante de uma escultura para praticarmos a idolatria?
Vamos fazer um teste: quanto tempo no seu dia você passa em oração e lendo a Bíblia? Você pode me dizer: Ah, uns dez minutos! 
Então quer dizer que, dos 1440 minutos do seu dia, você dedica 10 ao Senhor? (Tia Silvanete, obrigada por essa lição! )
Se o Senhor é o nosso Deus, e se Ele nos libertou, por que passamos a maior parte do nosso tempo livre nos fazendo de escravos diante do computador e do celular?
Para ter comunhão com Deus, a gente precisa investir tempo nisso! Não tem outro jeito.

Novamente: Aquilo em que você mais investe tempo é o seu deus.
Seja o Facebook, Twitter, Whatsapp, Tv, não importa.

E sobre a segunda frase:
A gente não pode se deixar levar pelo o que o mundo nos diz! Se estamos vivendo para agradar o mundo, nosso deus é o mundo. Se para agradar os nossos amigos, nossos deuses são os nossos amigos. Mas, se vivemos para agradar ao Senhor, o Senhor é o nosso Deus.
Será que não estamos deixando a mídia ou a indústria da moda nos dizer como viver? Como comer, se vestir, falar, andar, pensar? Ou será que estamos sendo fieis ao que a Palavra de Deus nos diz, custe o que custar? Se a sua vida é um livro, quem está escrevendo, seu eu egoísta ou o seu Deus de amor?

E para terminar:
"Pois o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que quer. Mas os deuses dos outros povos não passam de estátuas de ouro e de prata, feitas por mãos humanas. Têm boca, mas não falam: olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem: nariz, mas não sentem cheiro. Têm mãos, mas não seguram; pés, mas não andam; e são totalmente mudos! Aqueles que fazem essas imagens e as adoram tornam-se como elas."
Salmo 115:5-8

Deus nos liberta, mas os ídolos nos escravizam. Se deixarmos alguém ou alguma coisa além do Senhor comandar a nossa vida, daqui a pouco vamos nos tornar escravos disso.

Isso sem falar dos que "materializam" esse ídolo, mas isso é assunto para a outra parte do estudo. ;)
Amém?

This is it. :)
Eu pretendo voltar por aqui na terça... Mas Deus é quem sabe. :D
Fiquem na paz, e um ótimo domingo na presença do Senhor! :-* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…