Pular para o conteúdo principal

Os Dez Mandamentos nos Dias de Hoje - II

"Não entendam de modo errado a razão da minha vinda. Não vim abolir a Lei de Moisés e as advertências dos profetas. Eu vim para cumprir a Lei."
Mateus 5:17 

Paz do Senhor e boa noite! Tudo bom com vocês?
Conseguimos voltar no dia previsto hehehe
Estão gostando do estudo? Ainda temos vários posts pela frente!
Ah, gente, estou pensando em reformar a playlist essa semana, se tiverem sugestões de músicas, me mandem!
E vamos ao post de hoje :D
"Não faça ídolos. Não ofereça cultos a imagem de qualquer coisa em cima no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não adore nem se prostre diante de nenhuma imagem, pois eu sou o Senhor, seu Deus. Sou Deus zeloso e castigo filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas mostro bondade até mil gerações àqueles que me amam e guardam os meus mandamentos."
 Êxodo 20:4-6

Uma coisa que eu realmente amo na Bíblia é que ela é cheia de detalhes. Ela tem todos os conselhos de que precisamos para todas as situações da nossa vida. Podem até haver alguns versículos que sejam parecidos com outros, mas a realidade é que cada um deles é único mas, em complemento com outros, se encaixam formando o maior e melhor livro de todo o mundo! Claro, o livro sagrado inspirado por Deus não poderia de modo algum estar em uma categoria mais baixa.

Nós encontramos logo aqui um caso de versículos que podem parecer significar a mesma coisa, porém são diferentes e, mesmo assim, se complementam e se encaixam. O primeiro mandamento da lei de Moisés, que já estudamos (e, se você perdeu, ele está bem aqui para você!) nos diz que não devemos ter outro Deus além do Senhor, e este segundo nos diz que não devemos adorar nenhum ídolo, nem fazer imagem de escultura. Podem parecer até a mesma coisa, não é mesmo?
Mas não são!

Veja esse verso:
"Outras nações confiam em seus carros e cavalos, mas a nossa confiança está no nome do Senhor, o nosso Deus."
Salmo 20:7 

Vamos fazer um comparativo: Davi confiava em Deus, os reis de outras nações confiavam em seus equipamentos de guerra. Duas formas bem diferentes não só de enfrentar uma guerra, mas de enfrentar a vida!
Queremos dizer que este segundo mandamento tem mais a ver com materializar um substituto para Deus. Fazer a sua imagem de escultura personalizada. Seria pegar algo que te serve como um alternativo para o papel de Deus na sua vida.

Podemos ver na Bíblia e na natureza até que não há nada comparado ao que Deus pode fazer na vida de alguém! Não existe nada nem ninguém que pode substituir o papel de Deus na vida no homem, e nada nem ninguém pode preencher o vazio do coração de alguém como Deus preenche! Porém, aqueles que não sabem disso continuam buscando substitutos para Deus, seja na bebida, na droga, na prostituição...
Certo, essas coisas são explicitamente ilícitas para um filho de Deus fazer, e eu creio que nenhum de nós recorra a essas coisas. Então, se aqueles que estão no mundo recorrem a isso, quer dizer que estamos livres de infringir esse preceito do Senhor?
Mas é claro que não!

Como já dissemos outras vezes aqui no blog, o pecado sempre vem disfarçado, maquiado e, quando menos se percebe, caímos nele! São pedrinhas bem pequenas que o Inimigo vai lançando no nosso caminho que, se não vigiarmos, vamos tropeçar nelas. São coisas que parecem normais, compreensíveis e super insignificantes que, se tolerarmos, nos fazer recorrer àquelas coisas explicitamente erradas aos nossos olhos e aos olhos de Deus principalmente. 

Por exemplo, muitos dentro da igreja dizem que confiam em Deus de todo o coração, mas não é assim na realidade... São ansiosos até demais! E, ao invés de se derramarem a Deus em oração, lançando sobre Ele toda a ansiedade, descontam tudo na... comida! (Ha! Eu mesma era assim!)
"...lançando sobre a panela de brigadeiro toda a vossa ansiedade, porque ela poderá vos consolar." Não é assim que está escrito!

Outro exemplo muito famoso: pessoas muito carentes, desesperadas por atenção, que querem se sentir amadas, mas se esquecem que Deus as amou primeiro! E aí elas recorrem para o plano B: namore muito! Ache alguém que te complete! E blá blá blá... O desespero por achar logo o "alguém especial" pode levá-lo a cometer vários erros, e por fim essa pessoa acaba se tornando uma escrava desse tipo de relacionamento que só supre as necessidades momentâneas e sentimentais.

Seria bom falar também sobre os ídolos de carne e osso, que muitas vezes não são boas pessoas para se inspirar, mas ainda assim alguns teimam em idolatrá-los! E coloca pôsters na parede, e compra todos os Cds, e sonha acordado, e vira um apaixonado platônico... Isso também está incluído no pacote!

Para não encher uma página inteira só de exemplos (que são muitos), a gente termina dizendo que cada um tem a sua armadilha, e pode ser tentado a substituir Deus por qualquer coisa que seja. Mas, quem pode ser melhor do que Deus para nós?

Amém?
Não percam a próxima parte com o terceiro mandamento! Quem sabe na sexta? ;D
Fiquem na paz! :-*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…

O Fruto do Espírito: A Temperança

"Mas o Fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5.22,23 
(Internet voltou ao normal, então...) BOM DIA PESSOAS! Minha pessoa está muito feliz, porque DEUS É MUITO PERFEITO! HAHA, essa semana é uma semana boa, até porque meu amigo Eryk fez aniversário e ficou doidão quando eu dei meu presente pra ele, #LOL! Enfim, comecemos a falar sobre a temperança (: (P.S. Nossa, chegamos rápido ao final '-')
O que é temperança? Você pode ver vários versículos na Bíblia, pesquisar o significado no dicionário, ou até mesmo ver o significado na sua Bíblia de Estudo; se você fizer isso, vai concordar plenamente com o que eu vou dizer. Temperança significa moderação, auto-controle, domínio próprio, equilíbrio e (as melhores) sobriedade e prudência.
Assim já fica bem mais fácil saber o que Paulo queria nos dizer quando mencionou a temperança no Fruto do Espírito. "Mas vocês, irm…