Pular para o conteúdo principal

Os Dez Mandamentos nos Dias de Hoje - Introdução

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom com vocês?
Alguém sentiu nossa falta? Ok, eu sei que não :/
Brincadeira :P
Andamos sumidões por um tempo, mas hoje vamos começar aquele estudo de que eu falei há um tempão lá no Facebook que, como vocês já devem ter percebido, tem como título Os Dez Mandamentos nos Dias de Hoje.
Confesso que queria ter começado esse post há muito tempo mesmo, há meses, mas tem tanta coisa acontecendo nessa minha vida que só deu agora... E o principal objetivo desse estudo é que, não só no final, mas durante ele também, nós possamos nos aperfeiçoar através da Palavra de Deus e do Espírito Santo. A gente fala mais sobre isso daqui a pouco.
Inclusive, eu peço que todos vocês estejam juntamente comigo em oração por esse estudo, para que Deus possa nos ensinar em tudo o que for preciso - mesmo que algumas cajadadas venham a doer não só em vocês, mas principalmente em mim, acreditem, estamos precisando de uma sacudida dessas - e eu não prometo que vou escrever todos os dias, mas a gente chega no final desse estudo, com certeza!
Mas, vamos aos versículos tema:
"Não entendam de modo errado a razão da minha vinda. Não vim abolir a lei de Moisés e as advertências dos profetas. Eu vim para cumprir a Lei. Eu afirmo a vocês: enquanto existirem céus e terra, a menor letra ou o menor traço da Lei continuará de pé até que o seu objetivo seja alcançado. E assim, se alguém quebrar o menor mandamento, e ensinar outros a fazê-lo também, ele será o menor no Reino dos céus. Mas aqueles que ensinam as leis de Deus e as praticam serão grandes no Reino dos céus. Porém eu advirto a todos: a menos que vocês tenham justiça melhor que a dos fariseus e mestres da lei, não poderão de maneira alguma entrar no Reino dos céus."
Mateus 5:17-20

Ah, a maioria dos versículos serão escritos na NVI. No problem :)
No estudo sobre O Sermão da Montanha a gente tem um post falando só sobre esse trecho, e eu acredito que esses sejam os melhores versículos para explicar onde os Dez Mandamentos foram parar depois que Jesus veio a terra. 

Bom, para início de conversa, vamos desfazer as contradições.
Muita gente pode até se perguntar: Mas, se nós estamos no tempo da graça, por que seguir a lei?
É simples, porque como Jesus mesmo fez, os mandamentos do Senhor continuam os mesmos, assim como Ele não muda. Como o gênio do Charles Swindoll disse, tudo o que está escrito na Bíblia é exato e certeiro, e se Deus falou desse jeito, é porque é desse jeito mesmo, não tem meio termo.
Quando Cristo veio a terra, o seu sacrifício tornou todo o sistema sacrificial e sacerdotal ultrapassado, porque a morte de Jesus é poderosa o suficiente para perdoar todos os pecados da humanidade, não é isso o que está escrito lá em Hebreus? 
Então a morte e ressurreição de Jesus anulou a lei em todas as suas partes EXCETO duas: as partes moral e espiritual. A própria lei é uma sombra dos mandamentos morais e espirituais de Deus que continuam valendo hoje. Por exemplo, a lei das purificações e da separação dos leprosos aponta para a necessidade de sermos santos e nos separarmos do pecado. As leis que regiam o sistema de sacrifícios apontam justamente para o sacrifício de Jesus. As festas celebradas também indicam o plano da redenção de Deus, desde o sacrifício de Jesus até a volta de Cristo e a nossa vida eterna com Ele nos céus. Volta logo Jesus *-*

Quando Jesus esteve aqui na terra, ele não anulou essas leis morais e os mandamentos espirituais, mas deu o seu sentido completo. Ele não só mandou os seus discípulos seguirem o que Ele dizia, mas Ele mesmo seguiu toda a lei.
E é aí que entram os personagens de hoje!
No capítulo 23 de Mateus, Jesus faz um discurso que simplesmente acaba com todos os fariseus, saduceus, mestres da lei e qualquer outro que era contra o ministério de Jesus, eu simplesmente amo esse capítulo porque é cheio de cajadada kkkk :P
E o principal conselho de Jesus é que a gente se abstenha do fermento dos fariseus, lembram? Os motivos para ele dizer isso estão neste capítulo!

Nós, que somos a luz do mundo e refletimos a luz de Cristo através das nossas vidas, devemos obedecê-lo não porque somos obrigados, nem por medo de ir para o inferno, mas por AMOR! E esse amor a Deus vai nos gerar o temor necessário para querer cumprir as suas ordens, e essa obediência vai fazer com que a gente seja o sal da Terra e a luz do mundo, como Jesus nos disse.

Não vou focar muito nos mínimos detalhes, mas vamos dar uma geral nos versículos que mais chamaram a nossa atenção:
"Então Jesus disse ao povo e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus têm autoridade para explicar a lei de Moisés! Obedeçam ao que eles dizem, mas não sigam o exemplo deles. Porque eles não fazem o que mandam vocês fazerem. Exigem de vocês coisas pesadas, mas eles mesmos não estão dispostos a ajudá-los, nem ao menos a levantar um dedo para carregar esses fardos."
Mateus 23:1-4 

Uno: quem somos nós para julgar alguém mesmo, hein? 
Se não fosse Cristo nas nossas vidas, não estaríamos na mesma situação que os ímpios? Então não é da vontade do Senhor que a gente sirva somente como acusadores, mas que as nossas vidas possam ser um exemplo para as pessoas. Que possamos ser segundo o coração de Deus!
"Tudo o que fazem é para se mostrar. Eles se fingem de santos, levam afixados aos braços extensas orações com versículos das Escrituras e alongam as barras dos seus mantos."
Mateus 23:5

Dos: uma saia mais comprida que a das outras irmãs não esconde de Deus o seu coração contaminado! ;) 
"E como gostam de tomar os principais lugares nos banquetes e os assentos mais importantes na sinagoga! Como apreciam a consideração que se presta a eles nas praças e serem chamados de 'mestre'!"
Mateus 23:6,7 

Tres: Como já dissemos, se não fosse Jesus nas nossas vidas, já era! Então por que a gente teria o direito de achar que somos merecedores de alguma glória? Nos pequenos e nos grandes detalhes, sempre devemos glorificar ao nome do Senhor com os nossos atos.
"Quanto mais humilde for o serviço de vocês aos outros, maiores você serão. Para ser o maior de todos, é preciso ser servo. Mas aqueles que se acham grandes sofrerão humilhação; e aqueles que se humilham serão engrandecidos."
Mateus 23:11,12 

Cuatro: Já falamos sobre a humildade, mas cuidado com o substituto pirata chamado falsa modéstia!
"Ai de vocês, fariseus e demais mestres da lei! Hipócritas! Pois vocês não entram no Reino dos céus e não deixam os outros entrarem."
Mateus 23:13 

Cinco: Acho que uma das coisas mais tristes da vida cristã é você achar que está dando o melhor de si quando, na verdade, não está movendo nem uma palha... E tem muitos por aí que, além de estarem congregados em uma igreja sem serem salvos de verdade, são os mais notados pelas pessoas no mundo (tipo quando você evangeliza uma pessoa, e ela diz: Ah, não vou aceitar porque tem muita gente dentro da igreja e é pior do que eu que estou aqui fora... Do que adiantaria entrar para não mudar?")
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês parecem santos, com todas as suas longas orações públicas nas ruas, enquanto exploram as viúvas nas casas delas. Por isso o castigo de vocês será maior!"
Mateus 23:14

Seis: Já diz uma frase bem conhecida, que reputação é o que a gente faz quando todos estão olhando, e caráter é o que a gente faz quando ninguém vê, e o caráter de muitos infelizmente já se corrompeu há tempos...
"Ai de vocês, fariseus e mestres da lei, hipócritas! Vocês dão o dízimo até da folha de hortelã, da erva-doce e do cominho, mas se esquecem das coisas importantes - a justiça, a misericórdia, e a fidelidade. Sim, vocês devem dar o dízimo, mas não devem deixar de fazer as coisas mais importantes. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo."
Mateus 23:23,24 

Siete: Isso é tão clássico e se tornou tão comum! É por isso mesmo que estamos fazendo esse estudo: nós precisamos obedecer a Cristo com excelência! Temos que observar todos os detalhes, e aí sim estaremos agradando a Deus!
"Ai de vocês, fariseus e mestres da lei, hipócritas! Vocês são tão cuidadosos em limpar a parte exterior da taça e do prato, mas o interior está imundo, cheio de ganância e de cobiça. Fariseus cegos! Limpem primeiro o interior da taça e do prato, e então o seu exterior também ficará limpo."
Mateus 23:25,26

Ocho: A mudança acontece de dentro para fora. Somente assim. Não tente mudar a ordem.

Para quem quer mais, é bom dar uma lida no capítulo todo ;)
(Até porque eu estou mega atrasada)

Bom, é isso por hoje gente :D
Fiquem na paz! :-* 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

Batismo nas águas

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.


É UM MANDAMENTO DE JESUS


Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:


- "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.


Mateus 3:13-15 - " Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."


OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM…

O Fruto do Espírito: A Temperança

"Mas o Fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5.22,23 
(Internet voltou ao normal, então...) BOM DIA PESSOAS! Minha pessoa está muito feliz, porque DEUS É MUITO PERFEITO! HAHA, essa semana é uma semana boa, até porque meu amigo Eryk fez aniversário e ficou doidão quando eu dei meu presente pra ele, #LOL! Enfim, comecemos a falar sobre a temperança (: (P.S. Nossa, chegamos rápido ao final '-')
O que é temperança? Você pode ver vários versículos na Bíblia, pesquisar o significado no dicionário, ou até mesmo ver o significado na sua Bíblia de Estudo; se você fizer isso, vai concordar plenamente com o que eu vou dizer. Temperança significa moderação, auto-controle, domínio próprio, equilíbrio e (as melhores) sobriedade e prudência.
Assim já fica bem mais fácil saber o que Paulo queria nos dizer quando mencionou a temperança no Fruto do Espírito. "Mas vocês, irm…