Pular para o conteúdo principal

Os Dez Mandamentos nos Dias de Hoje - III

"Não entendam de modo errado a razão da minha vinda. Não vim abolir a Lei de Moisés e as advertências dos profetas. Eu vim para cumprir a Lei."
Mateus 5:17

Bonsoir, e Paz do Senhor para vocês! Tudo bom?
Já estamos em agosto... Como os dias passam rápido.
Vamos dispensar os pedidos de desculpa e as lamentações dessa vez, vamos esquecer o que passou, estamos num novo dia, não é?
mentira gente eu não tô bem orem por mim

Comecei a ler Deixados Para Trás *--* 
Quem sabe sai uma resenha ou algo do tipo por aqui quando eu acabar... :D
Certo, vamos de post que é o melhor que a gente pode fazer:
"Não use em vão o nome do Senhor, seu Deus, pois não deixarei de punir qualquer abuso nesse sentido."
Êxodo 20:7


Aqui estamos diante do terceiro mandamento do Decálogo, e que já originou muita polêmica, mas não tanto quanto o quarto que veremos na próxima postagem...
A partir desse mandamento, o nome do Senhor se tornou tão temido e respeitado no meio do povo de Israel, que os escribas, toda vez que escreviam esse Nome, se banhavam!
As pessoas não falavam diretamente o nome de Deus, aquele que Ele usou para se revelar a Moisés na sarça ardente; ao invés disso, usavam nomes como Adonai, Jeová... E assim, hoje ninguém sabe qual é a verdadeira pronúncia do nome hebraico. Uau :O

Mas, e agora que Cristo veio ao mundo, o que temos a ver com isso?
Eu penso assim:


A gente começa pelo mais curto:

Falsos Profetas - Não só hoje em dia, mas na época dos profetas, como Isaías e Ezequiel, existiam muitos falsos profetas que diziam que o povo teria paz, mesmo que Deus estivesse dizendo constantemente que, se não deixassem os pecados, eles iriam sofrer o castigo que já estava imposto pela lei.
"Àqueles que desprezam a palavra do Senhor, eles afirmam: 'O Senhor disse que vocês viverão em perfeita paz!' Aos pecadores teimosos, que me desobedecem e fazem a sua própria vontade, eles prometem: 'A desgraça não cairá sobre vocês'. Mas quem pode me dizer o nome de um, de pelo menos um, desses falsos profetas que ande bem perto do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Qual deles obedece ao Senhor quando ele fala?"
Jeremias 23:17,18

Mas eles se esqueceram do peso que tem falar em nome do Senhor. Quantas vezes a gente não vê pessoas falando da Bíblia e ~profetando~ por aí, pessoas que dizem ser crentes, mas quando a gente vai analisar a vida da pessoa, fica se perguntando como é que ela ousa se dizer cristã!?
Não é fácil filtrar tudo aquilo que a gente ouve, eu sei. Mas é necessário! Nem tudo aquilo que a gente ouve, mesmo com a frase "Eis que assim o Senhor diz a ti!", vem mesmo da parte do Senhor para você. Ele trabalha de um jeito tão perfeito, que não deixa os seus filhos confundidos! Você não pode acreditar em algo que contradiz a Bíblia e a vontade do Senhor na sua vida.

E não se engane: Você pode não ouvir nada disso, mas vasculhe mais um pouquinho. Vai que o falso profeta da história é você ou eu...

Profanação - Quando eu leio Êxodo 20:7 e comparo esse mandamento com a missão de Jesus aqui na terra, que além de salvar a humanidade, foi dar um novo sentido à Lei de Moisés, eu não consigo simplesmente dizer que isso significa que não devemos tomar o nome de Deus em vão. É claro que envolve isso, mas tem mais. Muito mais.

Profanação: Lábios - Mas falando sobre o mais simples, a gente precisa se lembrar que esse nome de Jesus é poderoso! É através desse nome que tudo o que pedirmos a Deus, vamos receber se crermos e se for da vontade dEle. Através desse nome vidas são transformadas, pessoas são curadas e libertas, e a salvação pode chegar aos cativos. Deus é o criador de todas as coisas, e é poderoso para destruir a Terra na mesma velocidade que a criou, e até mais rápido! Não é um nome qualquer, nem é mesmo um nome inventado por homens, isso exige de nós temor e reverência.

  • Você: os teus lábios que você usa para adorar ao Senhor, e que Ele usa para falar, devem servir exclusivamente para isso. 
"Com a língua damos louvores ao nosso Senhor e Pai, e com ela rompemos em maldições contra os homens que são feitos à semelhança de Deus. E assim a bênção e a maldição vêm brotando da mesma boca. Meus irmãos, é evidente que isso não está certo! Acaso pode uma fonte d'água jorrar primeiro água doce e depois água amarga?"
Tiago 3:9-11
E haja versículos falando sobre isso:
Colossenses 4:6; Efésios 4:29; Provérbios 10:19-21,31,32; Provérbios 15:28; Eclesiastes 5:2,6; Eclesiastes 6:11; Tiago 1:26; Efésios 5:19...

Profanação: Mente - Sabemos que a boca fala do que está cheio o coração... E, como eu ouvi uma vez: Toda ação ou palavra errada antes foi um pensamento. Nossa mente precisa ser renovada pela palavra de Deus a cada dia, para que a gente possa ser prudente no que dizemos. 
"Quem conheceu a mente do Senhor? Quem poderia ensinar alguma coisa ou dar conselhos a ele? Mas nós possuímos efetivamente a mente de Cristo."
1 Coríntios 2:16
Mais referências de presente:
Romanos 12:2; Salmo 119:9; Provérbios 4:23; Efésios 4:23...

E voltando aos lábios:
  • Outros - Tudo bem, você se esforça para ser prudente no que diz e para manter a sua mente purificada, mas o que fazer diante do mundo? Se tem tantas pessoas por aí desrespeitando o Senhor, vivendo no meio das blasfêmias, das murmurações e das piadas fail sem graça, o que a gente faz?
"À medida que prosseguirem na vida, aprendam a discernir aquilo que agrada ao Senhor. Não participem dos prazeres indignos do mal e das trevas, mas, em vez disso, tragam todas estas coisas para a luz. Seria vergonhoso até mencionar aqui esses prazeres das trevas aos quais os ímpios se entregam. Mas quando vocês expõem à luz aquilo que é oculto, torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas."
Efésios 5:10-13

O que sempre é dito, mas é claro que vale a pena reforçar: refletimos a luz de Cristo. Estamos por aqui só de passagem, então não devemos nos deixar enganar pensando que o mundo é divertido, engraçado, prazeroso. Sabemos a verdade. E sabendo dela, devemos mostrá-la para aqueles que precisam, não concordar com a prática deles. Certo?

Amém amém?

É isso gente, em breve a gente volta com a quarta parte, com o assunto mais polêmico do estudo hehe
Tenho um pedido aos gringos: juntem-se a nós na página do Facebook!
Fiquem na paz :D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Escassos - Cavando a Valeta

Nome esquisito esse do título né? Mas é isso mesmo u.u
Paz do Senhor, boa tarde gente! Tudo bom com vocês?
I'm happy :) :) :) #kessi
Hoje eu tenho mais do que pouquíssimo tempo para escrever, e talvez o post fique até pequeno, então, vamos ao post! (Nossa, quanto tempo que eu fiquei sem dizer isso, que emoção)
"...depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. [...] de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água."1 Reis 18:32,35
E mais analogia, mais comparação... Novamente Elias, o profeta do Senhor, com mais 850 profetas profanos no monte Carmelo, o povo reunido querendo saber se realmente ia cair fogo do céu, o altar já reconstruído, e então Elias decide começar a cavar um rego em volta do altar. Muito normal... E o que seria esse tal de rego?
Os dicionários dizem: "Pequena vala que se abre na terra para escoamento de águas". É simples, quando o agricultor vai plantar alguma coisa, ele não sai jo…

As Filhas de Zelofeade

Paz do Senhor e boa tarde! Tudo bom?
Eu me enganei, estou com internet sim HEHEHE (por enquanto...)
Nem tive aula de inglês ontem! Mas Jesus tem seus propósitos não é mesmo?
Bom, o post de hoje surgiu em uma das minhas explorações à Bíblia (mais precisamente, a Bíblia do meu pai), e os versículos estavam
AH, QUASE QUE ESQUEÇO, MEU PAI FEZ ANIVERSÁRIO DOMINGO ♥♥
Mas como eu dizia, eu nunca tinha prestado atenção nessa história, até porque são poucos os versículos dedicados a elas, mas chega de conversa, vamos ao post, certo?
E que Deus nos ensine mais um pouco hoje :)"E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza); e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava…

O Fruto do Espírito: A Temperança

"Mas o Fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5.22,23 
(Internet voltou ao normal, então...) BOM DIA PESSOAS! Minha pessoa está muito feliz, porque DEUS É MUITO PERFEITO! HAHA, essa semana é uma semana boa, até porque meu amigo Eryk fez aniversário e ficou doidão quando eu dei meu presente pra ele, #LOL! Enfim, comecemos a falar sobre a temperança (: (P.S. Nossa, chegamos rápido ao final '-')
O que é temperança? Você pode ver vários versículos na Bíblia, pesquisar o significado no dicionário, ou até mesmo ver o significado na sua Bíblia de Estudo; se você fizer isso, vai concordar plenamente com o que eu vou dizer. Temperança significa moderação, auto-controle, domínio próprio, equilíbrio e (as melhores) sobriedade e prudência.
Assim já fica bem mais fácil saber o que Paulo queria nos dizer quando mencionou a temperança no Fruto do Espírito. "Mas vocês, irm…